Sou Brasileiro e Não Desisto Nunca!
Este lema demonstrou um sentimento enraizado em muitas pessoas, para demonstrar sua persistência em alcançar seus objetivos, mas por que não dizer teimosia?
Pessoas se mantêm anos a fio em empregos ruins ou negócios falidos em função de um modelo mental baseado em "Eu investi muito para desistir agora".
Nas empresas este sentimento pode ser extremamente nocivo, quando estamos num projeto inviável ou numa negociação sem lucratividade, mesmo assim persistimos na conclusão pelo fato de termos investido demais. O que pode levar a desgastes desnecessários e perdas exorbitantes, que poderiam ser evitados através do cancelamento do projeto ou da negociação.
Abraham Shapiro comenta na HSM, sobre a Teoria dos Jogos, que provê um conjunto de ferramentas para a análise de problemas de decisão, demonstrando de forma simples em Um Leilão de Nota de um Dólar .
3 comentários:
Jefferson,
muito legal o seu blog. Já coloquei na minha lista de indicações de blog sobre gestão de projetos e criei um post recomendando-o. O link do post é :
http://marcelao.wordpress.com/2008/05/07/indicacao-de-blog-broken-jeff-uma-visao-descontraida-do-cotidiano-da-gestao/
Essas falhas de planejamento podem realmente levar as empresas a danos irreparáveis. Nestes casos é sempre melhor dar uma parada e rever todo o modelo. Excelente artigo! Boa semana para você! :)
Agradeço os comentários.
Marcelo postarei em seu blog.
Jaqueline, realmeente é importante parar e rever, o problema é que ás vezes esta necessidade de parar é tão óbvia que ninguém enxerga e persiste.
Abraços
Postar um comentário