Com o mercado cada vez mais competitivo e agressivo, as empresas começaram a enxergar uma grande necessidade de cada vez mais reduzir seus custos e otimizar sua produção para atender os preços ditados pelo consumidor. Investindo assim em sistemas gerenciais de custos e gestão da qualidade.
Porém inicialmente visto até na norma ISO 9000 versão 1994, a preocupação era somente com seus processos internos, olhando apenas para seus “umbigos”, não garantindo assim o crescimento do volume de vendas e tão pouco a sobrevivência da empresa.
Então com a edição em 2000 da ISO 9000, ficou claro para muitas empresas um ponto fundamental, que não era nenhuma novidade no âmbito dos negócios, mas era fatalmente esquecido: Foco no Cliente.
Porém inicialmente visto até na norma ISO 9000 versão 1994, a preocupação era somente com seus processos internos, olhando apenas para seus “umbigos”, não garantindo assim o crescimento do volume de vendas e tão pouco a sobrevivência da empresa.
Então com a edição em 2000 da ISO 9000, ficou claro para muitas empresas um ponto fundamental, que não era nenhuma novidade no âmbito dos negócios, mas era fatalmente esquecido: Foco no Cliente.
Para atender as necessidades dos clientes, as empresas investem em pesquisas de satisfação e procuram identificar produtos e serviços que atendam tais requisitos. Mas deve haver um grande cuidado ao definir estas necessidades, o ponto chave é descobrir o que os consumidores querem e não o que eles precisam.
3 comentários:
Oi Jefferson! Excelente artigo, realmente já não se sabe mais o que inventar para chamar a atenção para o produto tamanha a concorrência e a similaridade entre as peças e preços oferecidos. Atualmente esta área de atendimento vem crescendo bem pois se o cliente sai satisfeito ele volta, se não, compra o mesmo produto na porta do lado. Eu mesma me dou ao luxo de não voltar mais a um lugar onde eu seja mal atendida. Beijos e bom final de semana! :D
Jaqueline
Realmente a preocupação em conseguir novos clientes é tão importante quanto saber mantê-los para que uma empresa sobreviva.
Muito obrigado pelo comentário.
Abraços
Eu adoro as charges do Calvin. Elas possuem um poder de síntese impressionante. As do Dilbert também são muito boas.
PS: no comentário voC6e deveria dar a opção de escolher o nome e colocar o blog
[]'s
Fernando
www.primeiromilhao.com
Postar um comentário