terça-feira, 7 de abril de 2009

Existe estrutura organizacional ideal?!?

Cada organização constrói ao longo do tempo sua estrutura organizacional, definindo as linhas de comando, subordinação, assistência, que na maioria das vezes é expresso num organograma. Porém muitas empresas crescem de forma tão caótica que até para desenhar o organograma é uma tarefa difícil.

Existe o melhor padrão de estrutura a ser seguido?

Com certeza não, pois cada organização deve ser estruturada de acordo com seu negócio e levar em conta os ativos organizacionais.
Imagine uma fábrica que tentasse implantar horários flutuantes, em que seus colaboradores entrassem a hora que quisessem desde que cumprissem a carga horária, as pessoas se juntariam poucas horas ou minutos ao longo do dia para formar uma linha de produção. O mesmo ocorre para empresas que necessitam de pessoas criativas, na maioria das vezes, a inspiração não consegue ser forçada a surgir em horários fixos.
Sendo assim, seja sua empresa uma do tipo matricial ou funcional, vertical ou horizontal, Zeus ou Baco, não adianta achar que mudar para o outro tipo melhorará seu negócio, pois a estrutura deve ser adequada como vemos nos exemplos acima.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu gostei da cabessinha da pessinha do tabuleiro e das tampinhas da coca cola escutem a musica do nx zero abra a felicidade e coloquem no site

Unknown disse...

realmente ja dia faiol,questionando henri ford no seu aspecto chão de fabrica......