Durante umas das matérias que cursei no MBA, o professor solicitou que procurássemos cases de sucesso e insucesso na Internet para realização de um trabalho. Encontrar relatos de sucesso foi fácil, pois todos gostam de demonstrar como chegaram ao êxito, porém encontrar relatos de fracasso, esse são realmente difíceis de encontrar. Por quê?
Geralmente quando falhamos em um projeto, tomamos ações corretivas para conseguir chegar ao resultado esperado e muitas vezes não registramos devidamente o que deu de errado e simplesmente escrevemos as ações eficazes como se aquelas fossem sido tomadas de primeira.
Assim como já citei no meu post “Aprenda com os erros dos outros”, existe grande importância no registro das lições aprendidas, para que todos saibam o que deu de errado em projetos similares e não errem novamente. Aprendemos muito mais com os erros do que com acertos, por isto a necessidade de um gerenciamento do conhecimento nas organizações. Muitos acabam não registrando as lições, pois já iniciam outro projeto ou são realocados, principalmente achando perda de tempo, já se dedicam as novas atividades, esquecendo de colocar todos os obstáculos encontrados. Isto gera uma perda enorme do conhecimento adquirido e para evitar tais transtornos, cobre sempre no final de cada projeto o registro das lições.
Aproveitando isto, estamos formando um ano de blog neste mês, sendo válida uma reflexão sobre este período no qual venho postando minhas idéias sem pretensão alguma, sempre focando na área de gestão. Como o Ronaldo do Qualiblog já me disse: “A utilização dos desenhos adaptados para o tema se tornaram uma marca”.
E pensar que tudo começou como uma experiência para um trabalho no MBA, que é bem ilustrado no post “Vida de Pós-Graduando”, no qual mostra exatamente como o blog iniciou. E este post demonstra a lição que aprendi nesta aula.
Neste ano que se passou, foi mudada a maneira de postar, a periodicidade, chegando há ficar um tempo sem postar, mas retomei as atividades aos poucos e espero que ainda tenha leitores desde o começo. Aproveito para agradecer a todos que acompanham a evolução (ou involução) deste blog e aos colegas de outros blogs que estão em meu Blogroll.
Geralmente quando falhamos em um projeto, tomamos ações corretivas para conseguir chegar ao resultado esperado e muitas vezes não registramos devidamente o que deu de errado e simplesmente escrevemos as ações eficazes como se aquelas fossem sido tomadas de primeira.
Assim como já citei no meu post “Aprenda com os erros dos outros”, existe grande importância no registro das lições aprendidas, para que todos saibam o que deu de errado em projetos similares e não errem novamente. Aprendemos muito mais com os erros do que com acertos, por isto a necessidade de um gerenciamento do conhecimento nas organizações. Muitos acabam não registrando as lições, pois já iniciam outro projeto ou são realocados, principalmente achando perda de tempo, já se dedicam as novas atividades, esquecendo de colocar todos os obstáculos encontrados. Isto gera uma perda enorme do conhecimento adquirido e para evitar tais transtornos, cobre sempre no final de cada projeto o registro das lições.
Aproveitando isto, estamos formando um ano de blog neste mês, sendo válida uma reflexão sobre este período no qual venho postando minhas idéias sem pretensão alguma, sempre focando na área de gestão. Como o Ronaldo do Qualiblog já me disse: “A utilização dos desenhos adaptados para o tema se tornaram uma marca”.
E pensar que tudo começou como uma experiência para um trabalho no MBA, que é bem ilustrado no post “Vida de Pós-Graduando”, no qual mostra exatamente como o blog iniciou. E este post demonstra a lição que aprendi nesta aula.
Neste ano que se passou, foi mudada a maneira de postar, a periodicidade, chegando há ficar um tempo sem postar, mas retomei as atividades aos poucos e espero que ainda tenha leitores desde o começo. Aproveito para agradecer a todos que acompanham a evolução (ou involução) deste blog e aos colegas de outros blogs que estão em meu Blogroll.
2 comentários:
Olá, sempre leio o blog porque acho muito interessante as informações e opiniões. Dessa vez criei coragem para escrever um comentário. Estou participando de um projeto grande na área administrativa da empresa e vi a oportunidade de usar os moldes PMI para esse projeto. Realmente as lições aprendidas são um grande mistério, pelo menos pra mim! Como estamos iniciando o projeto poderei observar o andamento disso de perto e espero terminar o projeto com uma noção bem mais madura desse tipo de documentação.
Contando sempre com a leitura desse blog. Parabéns pelo trabalho.
Agradeço pelos comentários.
Espero que possa cada vez mais contribuir com informações, masmo que de modo descontraído.
Abraços
Postar um comentário