segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Por que planejar uma auditoria?!?

Auditorias são atividades que sempre têm um curto período para realização, portanto cada minuto, cada segundo é de extrema importância para o auditor conseguir coletar o maior número possível de amostras nos processos auditados.
E para conseguir potencializar o tempo disponível, o auditor deve ter um planejamento muito bem elaborado, pois deve levar em conta as distâncias a serem percorridas dentro da organização do auditado, os processos que serão verificados e as pessoas que serão entrevistadas, para que a logística seja a mais dinâmica e que as pessoas estejam disponíveis nos horários marcados. Pois perda de tempo em deslocamento e na espera da pessoa entrevistada, são pontos cruciais para conseguir completar a auditoria no prazo estipulado.
O problema é que muitos confiando em seu “know how” ou às vezes por inexperiência acabam não planejando a auditoria e escolhendo áreas aleatoriamente, sem pensar nos fatores citados acima. Isto sem contar, aqueles auditores que acreditam que se avisarem com antecedência, as pessoas terão tempo para “maquiar” os processos e têm a certeza de que chegando de surpresa poderão verificar como são realmente os processos. Mas, isto leva aos problemas citados como perda de tempo aguardando serem atendidos.
Por estes motivos, o planejamento deve ser realizado com certa antecedência, para que as pessoas a serem entrevistas sejam informadas do escopo da auditoria e dos horários para atender os auditores.

2 comentários:

Caskinha e Katatau disse...

Iaê Jefferson!!!!!!!!!!
Quanto tempo q nóis num pasamo aki, até no nosso blog, a gente tava parado por um tempo...
huauahauhauha
Mais tamo de volta à ativa!
E te desejamos um Feliz Natal atrasado!! hauahuahu
q vc continue sempre assim!!
com os seus posts sensacionais!!!

Flw Jefferson!!

abraço!!

Caskinha e Katatau disse...

Eai Jefferson! td bom?
Tem um Selo pra vc lá no nosso site cara!
Abraço