segunda-feira, 30 de junho de 2008

Reunião pra que?!?

Em toda empresa, umas das atividades que podemos dizer que é comum, é a realização de reuniões. Sendo que em algumas empresas a quantidade de reuniões é extremamente desgastante, dando muitas vezes a impressão de perda de tempo por parte dos participantes, principalmente naquelas em que saímos apenas com a definição da próxima reunião.
A falta de foco das reuniões geralmente ocorre devido à falta de preparo anterior da mesma por parte do “condutor”, que muitas vezes perde tempo lendo atas anteriores ou relatórios que poderiam ter sido previamente lidos para que no momento haja apenas discussões e definições das ações. Além de gerar desconforto por parte dos membros que ficam com “cara de paisagem” a espera das primeiras deliberações.
Para uma reunião eficaz, deve haver um objetivo definido, para que todos estejam preparados para explanar e discutir idéias. Seria mais produtivo estar na copa tomando um cafezinho e conversando, do que estar numa reunião apenas para um ficar olhando a cara do outro em silêncio.

2 comentários:

Tech+ Blog disse...

Toda reunião deve ter um "facilitador" para conduzi-la e um secretário para fazer as anotações pertinentes.

Um planejamento prévio é fundamental, para definir desde o horário, materiais, pessoas a serem convocadas até o tema.

Todos devem ser motivados e ter a oportunidade de falar.

Sem esses itens o resultado da reunião com certeza será improdutivo.

Jefferson disse...

Caro Moorpheuss

Obrigado pela excelente complementação.

Abraços