segunda-feira, 2 de junho de 2008

Não espere a desgraça, tome ação preventiva!!!

Você é uma pessoa proativa ou reativa?
Este é um atributo pessoal muito procurado pelas empresas, visando pessoas que estejam sempre procurando evitar problemas do que ter que estar atolados em atividades para corrigir defeitos.
Infelizmente muitos sistemas de gestão demonstram uma característica mais reativa aos problemas encontrados no cotidiano, seja um atraso no cronograma ou erros ocasionados devido aos processos mal definidos. Sendo assim, temos mais correções do que prevenções nos processos tanto produtivos quanto administrativos.
Ações corretivas visam identificar não conformidades (ou problemas) em potencial, ou seja, aquelas que não aconteceram ainda, mas segundo tendência em indicadores existe grande probabilidade de acontecer seja imediatamente ou num futuro próximo.

“Não espere acontecer o problema para depois ter que se justificar, tome ações preventivas para evitar transtornos futuros”.

3 comentários:

Jaqueline Amorim disse...

Boa! É o chamado Plano B. Quando estamos criando um projeto e que deverá ser implementado, temos que ter também o plano B para tentar corrigir eventuais falhas futuras. Na vida também é assim, uma pessoa proativa é precavida e dificilmente será pega de surpresa pois enxerga além! Beijos e bom decorrer de semana!

Jefferson disse...

Com certeza Jaqueline, é bom ter o plano B, C e quantos forem necessários.

Obrigado pela contribuição.

Abraços

Francielle disse...

Apenas uma correção, no último paragrafo está ação PREVENTIVA e não corretiva.

Parabéns pelo Blog.

Francielle