quinta-feira, 3 de abril de 2008

A importância do "Feed Back"

Feedback é o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desempenho no sentido de atingir seus objetivos.
Para que haja êxito na comunicação do feedback as barreiras devem ser rompidas e estabelecida uma relação de confiança e segurança.
O feedback pode ser de dois tipos

1) Aberto - é óbvio e direto. Obtido através de perguntas e de observação, durante a realização de exercícios e testes. Mostra o que o ouvinte captou e o que não captou. Pode ser falsificado.


2) Velado - é obtido através da prática de observar a reação do ouvinte a estímulos externos. Pode se obtido na sua expressão, posição, movimentos e atitude. Como é expressado inconscientemente, diz a verdade.
Dar feedback é um desafio, pois precisamos entender as outras pessoas e a maneira como elas reagem para aprimorar nossa capacidade de dar retorno. E ser capaz de fazer uma “leitura” das outras pessoas não é uma habilidade inata, mas algo que precisamos desenvolver. Vencendo o desafio, estabelecemos um processo de compreensão, respeito e confiança em uma relação. Normalmente as pessoas relutam em acreditar que dar feedback positivo seja de fato mais importante do que dar feedback corretivo.

Por: Rosa Albuquerque, mestre em Recursos Humanos. Professora - Planejamento Estratégico e Gestão de Mudanças.

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