segunda-feira, 4 de maio de 2009

Competência: Ação x Imagem

Quando falamos de competência, precisamos nos lembrar de três fatores primordiais: conhecimento, habilidade e atitude, na qual precisamos saber o que fazer, como fazer e vontade de fazer. Mas para sermos considerados competentes somente isto basta?
Ultimamente assistindo ao programa o Aprendiz 6 de Roberto Justus, em suas salas de reunião, podemos ver nos últimos capítulos, que os candidatos demitidos caíram mais por suas palavras do que pelas suas atitudes. Como assim?
Nas provas em questão, o que foi levado em conta foi o comportamento dos mesmos na reunião, principalmente o que falavam, sendo que um deles praticamente foi demitido por escrever uma carta com a palavra “escultar”, que na visão de Justus era imperdoável para alguém de nível universitário. Sendo assim, aqueles que realmente contribuíram para derrota com ações totalmente errôneas, nem sequer chegaram perto de serem demitidos.
Isso nos leva a algumas reflexões no mundo corporativo em que muitos chefes valorizam aqueles que mais sabem se vender do que realmente executar as atividades de forma eficiente. Para muitos chefes não basta apenas fazer deve sempre estar mostrando o que faz e o que resulta, mesmo que ações pequenas.
Antigamente imaginava que ações já se diziam por si só, assim como fatos não existem objeções, mas atualmente vemos muitas especulações sendo levadas em conta. O que demonstra que o marketing pessoal é imprescindível para os profissionais nas organizações.
Invista em seu marketing, se atentando a sua postura, modo de tratamento com as pessoas, apresentação pessoal, não se esquecendo de desenvolver sua inteligência emocional.

2 comentários:

Gustavo F. disse...

Sem dúvida hoje em dia é necessário trabalhar o marketing pessoal, acredito que o melhor caminho seja, como sempre, o caminho do meio. As ações devem ser executadas da melhor maneira possível com base em conhecimento e experiência, mas saber divulgar esses resultados de forma eficiente e "vender o peixe" também tem papel importante na carreira. Encontrar o equilibrio é o caminho para o sucesso.

Jefferson disse...

Gustavo

Obrigado pelo comentário e por dividir essa sua opinião muito válida.

Abraços