Grande maioria dos gestores quando assumem a nova função ou chegam em um novo local de trabalho, sempre vem com muito gás, com muita vontade de mudar as coisas para mostrar trabalho em pouco tempo.
Muitos acabam tendo grandes dificuldades e não chegando aos resultados desejados, isso devido aos fatores ambientais e ativos organizacionais, que geralmente somente mudam com o consentimento da alta direção.
O mesmo ocorre na implantação de novas metodologias, sistemas de gestão, entre outros, na qual o corpo gerencial de nível de média gerência tenta acreditar que pode mudar algo sem o apoio total da Alta Direção, o que de fato não vai ocorrer, pois mudanças que alteram a estrutura da empresa, fatores ambientais e os ativos somente ocorrem com a iniciativa da alta cúpula.
Por este motivo um dos itens da ISO 9001 é relacionado ao comprometimento da Alta direção em relação ao sistema de gestão, pois mudanças somente ocorrerão “de cima para baixo”.
É impressionante a quantidade crescente no meio corporativo de pessoas que têm grande ambição de crescer, mas percebem que não são tão bons assim, e para compensar sua deficiência em competências, justamente seguem os passos citados acima.Como uma vez vi um ditado num filme: “Se você é fraco finjas de forte e se você é forte finjas de fraco”. Isso é para que seu oponente sinta acuado pensando que você é forte quando não és ou subestimar sua capacidade. Seguindo isto, para muitos a primeira parte é válida, sendo assim partem para demonstrar o que não são, visando aparecer mais do que podem fazer, justamente falando mais nas reuniões, na maioria das vezes sem conteúdo ou embasamento e o principal, sempre estando junto ao chefe seja para fazer intrigas ou para culpar outras pessoas de seus erros.Mas máscaras caem com o tempo e sua incompetência vem à tona, geralmente fazendo grandes quedas quando descobertos. Para os que acabam encobertando estas pessoas este tempo parece não passar.Esta percepção para os chefes é bem difícil, pois nem sempre se sabe se estás comprando gato por lebre.