quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Vai Mapear algum processo?!?

Uma das principais abordagens em todo sistema de gestão é a abordagem por processos, nos quais é necessário ao gestor enxergar todo seu trabalho como um grande processo formado pelas diversas atividades que contém dependências, entradas e saídas.
Geralmente quando visamos mapear um processo, a melhor forma de demonstrá-lo de forma gráfica é utilizar um fluxograma, porém ao procurarmos bibliografia a respeito destes fluxos, existem diversas maneiras de serem feitas. Aproveito para indicar um e-book feito sobre o assunto (Fluxogramas de Processo – Como Fazer passo a passo por Ronaldo Costa do Qualiblog), que mostra de modo prático como confeccioná-los.
Mas para todo profissional que pretende mapear um processo, deve ter em mente que esta ferramenta é um ótimo meio de identificar melhorias em suas atividades, visando não somente visualizar os pontos críticos, mas como as inter-relações de todos os processos de sua empresa. Mas também é preciso que a alta direção esteja engajada na busca de melhorias, pois senão todo este trabalho somente gerará um calhamaço de desenhos que ninguém vai utilizá-lo. Portanto antes de iniciar este tipo de trabalho defina claramente para quais fins serão utilizados os fluxogramas e quem são os patrocinadores para este trabalho que realizarão as aprovações de mudanças de melhoria.

2 comentários:

Caskinha e Katatau disse...

meu blog ta parecendo esse processo da imagem aí!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
aê jefferson vlw pela força q nos deu
quando estavamos sem inspiração!

o próximo selo ou meme que ganharmos repassaremos pra vc
tava até pensando em fazer um meme dazora...

bom
flw jefferson
abraço bom fds!

Anônimo disse...

Realmente Jefferson, sem a real intenção e comprometimento da Alta Direção nenhum projeto de estudo e reestruturação dos processos vai longe. Demanda muito tempo e trabalho, mas seus resultados a médio prazo são inegáveis. Os fluxogramas são para isso uma ferramenta indispensável e saber desenvolvê-los bem é fundamental.

Agradeço a citação ao meu e-book, que vinda de você tem um valor especial.