quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Descreva bem as Não conformidades!!!

Nada adianta realizar uma auditoria interna que cumpra todos os prazos, mas que não gere nenhum resultado para melhorar o desempenho da organização.
Muitos se preocupam mais com o planejamento das datas e horários das realizações das auditorias e seu cumprimento a risca, do que propriamente o eu está sendo feito durante estas atividades. O grande foco de uma auditoria não é encontrar problemas, pelo contrário, é conseguir identificar a conformidade de seu sistema de gestão e principalmente perceber pontos de melhoria ao processo, visando melhores resultados para o crescimento da organização.
E para que estas verificações sejam proveitosas, os relatórios devem ser ricos em informações, principalmente quando detectada qualquer desvio do sistema, que todos conhecem por não conformidades, exigem um grau de detalhamento das observações realizadas, que são simplesmente as constatações e evidências objetivas.
O problema é que vemos muitos relatórios contendo informações pobres e que muitas vezes fica difícil até de identificar o que realmente foi detectado, o que gera maior dificuldade ainda em investigar as causas raízes e tomar as ações corretivas.
Ao descrever as não conformidades, inclua o máximo de informações possível, para que qualquer pessoa ao ler consiga visualizar o que foi visto na auditoria, e se possível conseguir reproduzir tal problema.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, Jeff! Bem lembrado!
Já encontrei relatório de auditoria com o seguinte conteúdo (vou reproduzir na íntegra, para que não perca o sentido, desculpe se o comentário ficar extenso):

O processo xxxx está OK.

E era tudo... Do mesmo autor apareceram umas pérolas de NC na mesma linha:

A peça xxx está errada.

Ai, ai... Às vezes é duro trabalhar com gente...

Jefferson disse...

Ronaldo

Muito bem exemplificado.
Lembrei de uma NC que já vi descrita apenas:
"Operador não sabe sobre o procedimento"

Abraços