sábado, 29 de agosto de 2009

Se não sabes fazer, não critique!!!


Um dos princípios básicos de qualquer gestão é a padronização das atividades ou processos, pois assim permite o monitoramento ou supervisão da execução dos mesmos, além de verificar possíveis desvios que possam impactar nos resultados.
O que muitos gestores esquecem é que procedimento sempre existe, a diferença está em documentar o mesmo para formalizar as etapas e assim poder cobrar qualquer mudança no mesmo.
O incrível é que todo mundo acha que sabe fazer ou elaborar um procedimento documentado e por isto se tornam críticos vorazes para qualquer trabalho que outra pessoa desenvolva, muitas vezes não sabendo fazer melhor ou mesmo dar direcionamentos para melhorar o documento, apenas criticam para parecerem conhecedoras, geralmente criticas destrutivas que não ajudam em nada.
Se não sabes como elaborar procure ajuda, pois sempre haverá alguém que lhe poderá indicar o caminho e se não quer fazer, não critique quem está fazendo, nestas horas é melhor ficar calado.

3 comentários:

Marcelo disse...

Muito bom o blog. Me diverti muito, pois em várias tiras eu reconheci fatos que ocorrem na minha organização.

EAmaral disse...

Excelente as matérias do blog. Dei uma olhada rápida e bastou para conceituá-lo. Parabéns!
Em nossa organização, neste momento, estamos passando por auditorias internas, planejamentos setoriais, orçamentos e tudo o mais que evidencie uma gestão coerente com o crescimento alcançado. Alguns artigos servem como uma "luva", retratando situações reais vividas atualmente.

Antonio Carrilho Farias disse...

Importante e muito real são suas reflexões, meu caro Jefferson. Aliás, toda a sua abordagem na linha satírica, lembrando Laurence Johnston Peter, o satírico da organização, com o princípio que leva o seu nome. Lembra também um pouco de Voltaire na filosofia. Mas gostaria de convidá-lo a ver uma outra perspectiva de abordagem sobre a "crítica" no texto que postei hoje no meu blog (www.carrilhofarias.blogspot.com) intitulada: "Você tem medo de crítica?" Agora, cá para nós, comentários a parte, foi muita coragem sua postar aquela foto em movimento no seu perfil (!!!). Gostaria de ter sua coragem, pois o mundo precisa muito de pessoas assim que levam a vida com mais “leveza”, descontração.