terça-feira, 29 de março de 2011

Você é estratégico ou tático?

Uma das palavras mais ditas em todos os lugares é a palavra estratégia, afinal diversos cursos em relação a planejamento estratégico, ferramentas de estratégia, diversos filmes e livros a respeito. Parece ser tão importante que todos os gestores adoram gastar esta palavra, o ruim é que a grande maioria sequer sabe o seu significado ou sua aplicação.
Muitos autores definem a estratégia como “Arte do General”, muito difundido pelos ensinamentos de Sun Tzu e disseminado na área gerencial nos dias de hoje. Mas como sabemos em uma estrutura organizacional existem três níveis de decisão: operacional, tático e estratégico.
Grande maioria dos gestores está no nível tático e não estratégico, definindo planos táticos e chamando incorretamente de estratégicos, vivem dizendo pelos corredores de suas estratégias.
Todo gestor precisa se alocar no nível e entender quando pensar taticamente e quando pode pensar estrategicamente, pois basicamente na tática se define as ações e que todos envolvidos saibam o que vão fazer, enquanto na estratégia se define o que fazer quando não existe mais o que fazer.
Na área estratégica deve ter uma visão mais abrangente para que consiga trabalhar com cenários, riscos e alternativas, enquanto na tática verifica o sucesso ou não na execução.
Antes de se considerar estratégico, veja se realmente está nesta posição, para que não perca o foco na área tática e se perca no operacional, por que tudo depende do desdobramento de cada objetivo em cada nível.