segunda-feira, 20 de abril de 2009

Lição Aprendida

Durante umas das matérias que cursei no MBA, o professor solicitou que procurássemos cases de sucesso e insucesso na Internet para realização de um trabalho. Encontrar relatos de sucesso foi fácil, pois todos gostam de demonstrar como chegaram ao êxito, porém encontrar relatos de fracasso, esse são realmente difíceis de encontrar. Por quê?
Geralmente quando falhamos em um projeto, tomamos ações corretivas para conseguir chegar ao resultado esperado e muitas vezes não registramos devidamente o que deu de errado e simplesmente escrevemos as ações eficazes como se aquelas fossem sido tomadas de primeira.
Assim como já citei no meu post “Aprenda com os erros dos outros”, existe grande importância no registro das lições aprendidas, para que todos saibam o que deu de errado em projetos similares e não errem novamente. Aprendemos muito mais com os erros do que com acertos, por isto a necessidade de um gerenciamento do conhecimento nas organizações. Muitos acabam não registrando as lições, pois já iniciam outro projeto ou são realocados, principalmente achando perda de tempo, já se dedicam as novas atividades, esquecendo de colocar todos os obstáculos encontrados. Isto gera uma perda enorme do conhecimento adquirido e para evitar tais transtornos, cobre sempre no final de cada projeto o registro das lições.

Aproveitando isto, estamos formando um ano de blog neste mês, sendo válida uma reflexão sobre este período no qual venho postando minhas idéias sem pretensão alguma, sempre focando na área de gestão. Como o Ronaldo do Qualiblog já me disse: “A utilização dos desenhos adaptados para o tema se tornaram uma marca”.
E pensar que tudo começou como uma experiência para um trabalho no MBA, que é bem ilustrado no post “Vida de Pós-Graduando”, no qual mostra exatamente como o blog iniciou. E este post demonstra a lição que aprendi nesta aula.
Neste ano que se passou, foi mudada a maneira de postar, a periodicidade, chegando há ficar um tempo sem postar, mas retomei as atividades aos poucos e espero que ainda tenha leitores desde o começo. Aproveito para agradecer a todos que acompanham a evolução (ou involução) deste blog e aos colegas de outros blogs que estão em meu Blogroll.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cuidado com excesso de confiança!!!

Com o passar dos anos adquirimos experiência de vida e principalmente conhecimento, que carregamos ao longo de nossa carreira profissional. Mas quando ficamos por muito tempo fazendo as mesmas atividades, passamos a torná-las rotineiras, sentindo total controle e inevitavelmente uma confiança excessiva. Confiamos tanto em nosso conhecimento e habilidade que muitas vezes perdemos ou erramos, por simples distrações causadas pelo excesso de confiança.
Quando acreditamos sermos os “experts”, acabamos não ouvindo opiniões de outras pessoas, não observando fatores ambientais, tudo pelo ego inflado, o que possibilita tomada de ações precipitadas na maioria das vezes, que nos levam a grandes quedas.
Tenha sempre confiança em si mesmo, mas mantenha sempre a humildade para ouvir os outros e observar o que ronda em sua volta.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Existe estrutura organizacional ideal?!?

Cada organização constrói ao longo do tempo sua estrutura organizacional, definindo as linhas de comando, subordinação, assistência, que na maioria das vezes é expresso num organograma. Porém muitas empresas crescem de forma tão caótica que até para desenhar o organograma é uma tarefa difícil.

Existe o melhor padrão de estrutura a ser seguido?

Com certeza não, pois cada organização deve ser estruturada de acordo com seu negócio e levar em conta os ativos organizacionais.
Imagine uma fábrica que tentasse implantar horários flutuantes, em que seus colaboradores entrassem a hora que quisessem desde que cumprissem a carga horária, as pessoas se juntariam poucas horas ou minutos ao longo do dia para formar uma linha de produção. O mesmo ocorre para empresas que necessitam de pessoas criativas, na maioria das vezes, a inspiração não consegue ser forçada a surgir em horários fixos.
Sendo assim, seja sua empresa uma do tipo matricial ou funcional, vertical ou horizontal, Zeus ou Baco, não adianta achar que mudar para o outro tipo melhorará seu negócio, pois a estrutura deve ser adequada como vemos nos exemplos acima.