segunda-feira, 28 de abril de 2008

Comunicação Interpessoal Eficaz

Seus colaboradores entendem claramente o que você pede para executar?

Para todo Gestor é extremamente importante saber mandar e delegar, mas esta é uma dificuldade que vêm perturbando, ocasionando perda de tempo e retrabalho em atividades que foram mal compreendidas ou na maioria das vezes expressadas sem clareza.

Para evitar transtornos e desgastes desnecessários com seus colaboradores, principalmente o não atingimento de seus resultados, é necessário que desenvolva sua habilidade em Comunicação Interpessoal para conseguir transmitir de forma objetiva as atividades e seu grau de importância.

Segundo a Consultoria em Recursos Humanos DRAS, a Comunicação Interpessoal eficaz se baseia em cinco componentes que distinguem claramente os bons dos maus comunicadores. Tais componentes são: Auto-Imagem, Saber Ouvir, Clareza de Expressão, Capacidade para Lidar com Sentimentos de Contrariedade (Irritação) e Auto-Abertura.

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sexta-feira, 25 de abril de 2008

Virou Chefe e Agora?!?

Pergunte a novos gerentes a respeito dos primeiros dias deles como chefes e você ouvirá estórias sobre desorientação e até mesmo desespero. Muitos dos chefes novatos não percebem quão dura é a diferença entre trabalho individual e gerencial.
Iludidos com concepções equivocadas, eles falham em aspectos triviais no ritual dessa passagem. Quando tropeçam, ameaçam suas carreiras e geram custos significativos para a organização.
Como evitar esse cenário?
Tenha conhecimento das concepções equivocadas comuns:
- Subordinados não necessariamente obedecem suas ordens, apesar da sua autoridade formal sobre eles;
- Você não terá mais liberdade para fazer as coisas acontecerem – ao contrário, irá se sentir constrangido com a interdependência organizacional.
- Você será responsável não apenas em manter suas próprias operações – mas também por iniciar mudanças positivas tanto dentro quanto fora de suas áreas de responsabilidade.

(Fonte: Harvard Business Online – 04/2008- retirado de Um Toque de Motivacao)

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Conhecimento x Vivência

Um dilema encontrado pelos profissionais nos ambientes corporativos é justamente a questão entre o Conhecimento (Teoria) versus a Vivência (Prática), em que determinados cargos exigem do primeiro e em outros do segundo, deixando a incógnita de quando investir num curso de MBA.
Para cargos gerenciais, segundo uma pesquisa da Datafolha, apontou que 74% dos gestores consideram que o momento ideal para um profissional cursar um MBA é quando ele atinge o nível gerencial de uma empresa.
Segundo Ivan Witt: "Muitos jovens têm enxergado o MBA como uma alavanca para conseguir um bom emprego ou mesmo um aumento salarial, mas a maioria deles não está preparado para o curso ou ainda não tem o know-how necessário para aplicar o que aprendem na empresa em sala de aula". Pouca experiência para compartilhar.
A mesma opinião é compartilhada pelo coordenador de recursos humanos do Grupo Foco, Gustavo Nascimento, para quem o MBA é indicado àqueles com bastante vivência na área de atuação, uma vez que o curso se aprofunda mais nos temas, propiciando a discussão entre os alunos.
Recém-formados e pessoas com pouca experiência no mercado de trabalho têm procurado cursos de MBA para fortalecer o currículo, contando com o que deveria ser um diferencial competitivo. Deveria ser, mas não é.
(Fonte: InfoMoney)

terça-feira, 22 de abril de 2008

Inconvenientes no Trabalho

Toda empresa tem seus funcionários inconvenientes, é difícil encontrar uma que não tenha. A consultora de etiqueta profissional, Rosana Fa, autora do livro "Postura Profissional: Comportamento pode pesar mais que desempenho", da editora Qualitymark, resume a "chatice" no dia-a-dia corporativo em um termo: invasão de espaço.
Via de regra, as pessoas não maltratam o inconveniente, mas se afastam ou evitam uma relação mais profunda. O motivo é a dificuldade de lidar com ele. Como, afinal, comunicar a alguém que está se sentindo incomodado com suas atitudes e manias?
Alguns comportamentos incomodam os colegas, causando dispersão no dia-a-dia. Ainda mais quando no ambiente de trabalho não há salas separadas. Falar demais, falar alto ou passar o dia fazendo brincadeiras e contando piadas são exemplos. Cultivar o bom humor é essencial nos dias de hoje e uma atitude valorizada nas empresas. Mas o que os gestores esperam é que a pessoa enxergue a rotina de trabalho com leveza, sem desespero e estresse.
(Autor Desconhecido)

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Estagiário pra quê?

Parece absurdo, mas muitas empresas que oferecem estágio, não aproveitam esta mão de obra, que está a disposição para aprender em primeiro lugar, ao invés disto são colocados em atividades que ninguém se sujeita a fazer.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Stress no Trabalho

Todo ambiente de trabalho devido aos prazos e cobranças são estressantes, e uma brincadeira ou algo dito na hora errada pode ocasionar um desgaste desnecessário.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Motivação Diária

Às vezes vamos ao nosso trabalho, como na época de escola que detestavámos acordar cedo, quase nos arrastando, sendo puxado pelos pais.

Essa falta de motivação no dia a dia afeta nossa produtividade no trabalho. Portanto é necessário que encontremos nossa auto motivação para conseguirmos enfrentar o desânimo e cansaço, que temos ás vezes causadas por um ambiente hostil.

Mude sua postura e tente ver todas as coisas pelo lado bom, mas sem ingenuidade.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

The PMP Kid

Sinopse
Daniel LaRusso foi promovido a Gerente de Projeto e transferido da Filial em New Jersey para Los Angeles.
Ele recebeu uma promessa de um bom salário e um ótimo ambiente de trabalho junto com cooperação, mas quando ele chega lá, não é nada do que imaginava, encontrando um bando de provocadores de outros setores que não seguem seus cronogramas e fazem da sua vida um inferno.
Esta grande dificuldade para Daniel gerenciar projetos sem metodologia, faz com que ele queira ir para casa e voltar a seu antigo cargo de assistente.
Os colegas de trabalho intimidam continuamente ele e Daniel tem medo de impor seus prazos em torno do projeto, não conseguindo atingir resultados.
Ele então encontra um mentor Mr.Miyagi (PgMP), que leva o ingênuo Daniel sob a sua asa e mostra-lhe que PMBOK e os projetos não são questões de poder e força. É algo que está dentro de profundidade alma, e que existe a necessidade de utilizar as boas práticas, que faz com que você se torne aquilo que você é: Um Gerente de Projeto. Daniel enfrenta o maior desafio de sua vida, aprender a conciliar suas dificuldades de sua rotina, com o aprendizado do PMBOK, para conseguir se certificar PMP.


Algumas Cenas do Filme:

Clique nas imagens para ampliar


"PMBOK, aqui na cabeça!

Gerenciamento de Projeto, aqui no Coração!

PMBOK e Gerenciamento de Projeto não apenas no MS Project" (Miyagi)



sexta-feira, 11 de abril de 2008

Vida Dura de MBA

Ao resolver entrar num MBA, não esqueça que foi uma decisão pessoal, que poderá acarretar em diversos efeitos colaterais, como ter que se dividir um muitos para poder trabalhar estudar, fazer os trabalhos em grupo e dar assistência à familia. Isto exigirá muito esforço, empenho e força de vontade para atingir seus objetivos para sua carreira profissional.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Monitorar é essencial

"Se não monitorar a equipe e os resultados, provavelmente seu projeto poderá estar e encaminhando à um abismo ou ao esquecimento"

terça-feira, 8 de abril de 2008

Supere os obstáculos

"Não deixe que os obstáculos te detenham, por isto é importante ter em mente seus objetivos"

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Pensamento Tibetano do Século VIII


"Tudo aquilo que algum filho da ...... diz que é 'URGENTE', é sempre algo que algum imbecil deixou de fazer em tempo hábil e quer que você se foda para fazer em tempo recorde."
(Rakesheh Vilmiintuchy - Monge Tibetano)

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Nível de Detalhamento do Projeto

O nível de detalhamento do escopo e das atividades de um projeto é sempre uma decisão importante para o gerente de projetos. Um excesso de detalhes pode levar a uma sobrecarga de gerenciamento e até irritação por parte da equipe, enquanto a falta de detalhes pode dificultar o acompanhamento e a identificação de riscos e atrasos.

Team Work

Trabalho de equipe
por Armando Ribeiro
Muito tem se falado sobre a eficiência, a eficácia e a excelência dos trabalhos em equipe. Não são poucas as organizações que tem investido tempo e dinheiro, na formação, no treinamento e no desenvolvimento das suas equipes de trabalho.

Você trabalha em equipe ou trabalha junto?
por Sérgio Canossa
Você trabalha em grupo / equipe ou, ainda faz como a maioria, anda trabalhando junto? Você já parou para pensar nisto?

Fonte: Pensare Consultoria

A importância do "Feed Back"

Feedback é o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desempenho no sentido de atingir seus objetivos.
Para que haja êxito na comunicação do feedback as barreiras devem ser rompidas e estabelecida uma relação de confiança e segurança.
O feedback pode ser de dois tipos

1) Aberto - é óbvio e direto. Obtido através de perguntas e de observação, durante a realização de exercícios e testes. Mostra o que o ouvinte captou e o que não captou. Pode ser falsificado.


2) Velado - é obtido através da prática de observar a reação do ouvinte a estímulos externos. Pode se obtido na sua expressão, posição, movimentos e atitude. Como é expressado inconscientemente, diz a verdade.
Dar feedback é um desafio, pois precisamos entender as outras pessoas e a maneira como elas reagem para aprimorar nossa capacidade de dar retorno. E ser capaz de fazer uma “leitura” das outras pessoas não é uma habilidade inata, mas algo que precisamos desenvolver. Vencendo o desafio, estabelecemos um processo de compreensão, respeito e confiança em uma relação. Normalmente as pessoas relutam em acreditar que dar feedback positivo seja de fato mais importante do que dar feedback corretivo.

Por: Rosa Albuquerque, mestre em Recursos Humanos. Professora - Planejamento Estratégico e Gestão de Mudanças.

Arte da Guerra na Gerência de Projeto





SUN TZU escreveu:

"Conhece teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso". Analogia: Conhecer o projeto profundamente e conhecer o seu potencial, a chance de vitória e sucesso será inevitável.
Ignora-se teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Não conhecer o projeto profundamente ou superficialmente e conhecer o seu potencial, a chance de sucesso e fracasso serão idênticas.
Ignora-se ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas. Não conhecer e não acreditar no projeto, o fracasso será inevitável.

quarta-feira, 2 de abril de 2008